Módulo isolador para RS232 (EIA232)

Bom pessoal fiz isso porque há muito tempo queria isolar a serial do PC, já que se vier um 127V pela serial frita tudo, até o bolso de quem tem PC!

Esse é o primeiro isolador que fiz, a idéia era ser simples e que seguisse a norma o melhor possível, consegui usando 2 optoacopladores TIL117 que tirei de uma placa velha aqui, depois mandei a placa para o grande Matheus Ryndack, tem o blog dele no perfil, só ver meus seguidores :)

Fiz o negócio pra espetar direto no microcontrolador, ou seja tirar o max232 da placa, e como é isolado dá pra passar o firmware por bootloader do AVR (logo faço um post sobre), ou seja, ajuda muito essa interfacezinha!

Fiz a "geração" do ViL do 232 (-3~-12V) usando diodo no TXD e capacitor, algo similar foi feito no ViH, tudo isso é isolado, ou seja de algum modo tem que chegar alguma energia do lado do uC, isso é feito pelo CN3, coloquei uma fonte de 12V que estava sobrando..fora os muitos J4 sobrando por aqui também..

Bom, a pinagem da porta serial nem precisa dizer onde você encontra né? Google-it!

Coloquei as screenshots da placa e do "silk", você que já fez muita placa usando ferro de passar roupa e fusor , sabe bem do que estou falando, só passar uns 5 minutos no photoshop imprimir e montar, sem mistério..

Bom, o loopback ficou bom aqui até 38400bps, como uso a conexão a 1200 ou no máximo 9600bps, já está bom demais, a idéia aqui é fazer algo simples..quanto mais simples melhor!













Agora os "fontes", clique nas imagens para ampliar (os valores de R2 e R3 estão trocados no esquena!):















É isso pessoal, comentem não custa nada!!!

0 comentários:

Postar um comentário