Como a frequência era mais alta, os indutores só poderiam ser feitos de forma a manter a exatidão calculada usando indutores em circuito impresso, já que a idéia no projeto original é não requerer trimmer, então, para testar algumas curiosidades sobre o circuito que construí no simulador, refiz as contas e o projeto de forma bem rápida e não otimizada, mas para a faixa do rádio FM comercial.
O leitor pode então montar o circuito e também verificar o funcionamento, a potência de saída é muito pequena, medida sendo 10mW, caso se use uma antena o alcance é de menor que 50m, a depender do rádio e do meio (não recomendo, já que pode interferir em transmissões de rádios FM).
Para o oscilador, é feito pelo transistor T1, já o T2 é um amplificador em classe A, observe que em ambos blocos, o bias dos transistores é o mesmo, uma feliz coincidência causada pelos dados do datasheet.
O oscilador opera em base comum, já o amplificadorzinho em emissor comum, onde o resistor R5 é de 470r, quanto aos indutores, uma possível "receita" (nada otimizada), que foi usada nos testes é a seguinte (valores de indutância aproximados para o melhor método de enrolar/menor erro):
49nH
Fio 31AWG
Diâmetro do núcleo de ar: 2mm
Comprimento do indutor: 5mm
Número de espiras: 8
33nH
Fio 31AWG
Diâmetro do núcleo de ar: 2mm
Comprimento do indutor: 5mm
Número de espiras: 6
85nH
Fio 31AWG
Diâmetro do núcleo de ar: 2mm
Comprimento do indutor: 5mm
Número de espiras:11
300nH
Fio 31AWG
Diâmetro do núcleo de ar: 4mm
Comprimento do indutor: 5mm
Número de espiras:13
O que falta é o ajuste da frequência. isso pode ser feito se substituindo o capacitor C2 por uma associação em paralelo de um trimmer 3-30pF e um capacitor cerâmico de 15pF, ou então se aumentando ou diminuindo o comprimento do indutor L2, lembrando que esse segundo método piora muito o Q do L2.
Clique na figura para aumentar o tamanho!
Boa diversão!
Comente !!!
0 comentários:
Postar um comentário