Teste de fonte/carregador 5V de MP4 MP10 ... e demais coisas Xingling

     
   Essa era uma curiosidade que eu tinha e alguns colegas me falaram sobre uma decepçao com um modelo bem específico de fonte 5V, que vem junto com celulares chineses, MP4 e demais coisas sem marca, o modelo é padrao, e eu mesmo já vi a venda exatamente esse produto por cerca de 3 reais no atacado na época (algum lugar 25 de março).

   Ou seja, esse teste pode servir pra mais pessoas, que assim como eu pensaram e colocar a saída dessa fonte chaveada diretamente em alimentação de circuitos digitais 5V, não precisando de regulação, esse último fato é comprovado ou desmentido no teste.
 
   A fonte tem a seguinte aparência da foto, e a principal diferença das outras é o conector USB tipo A ao invés dos Pn:

Na etiqueta está escrito:
AC 110-220V 50/60Hz
DC 5.0-5.5V 300-400mA

Existe também um modelo parecido, mas sem estes dois LED's, com especificações similares, o mesmo conector USB na saída, mas com gabinete diferente deste.


   Colocando uma carga na saída e variando a corrente na mesma, carga resistiva, foi medida a sua tensão e a tensão na fonte, a tensão da carga já foi convertida para corrente I=Vcarga/Rcarga ,os resultados foram os abaixo.


   Sem carga a tensão a tensão é melhor que a especificada, mas com valor alto em relação ao esperado, 5V, ou seja, nem todos os circuitos integrados poderão ser alimentados com essa fonte, porém outros com o Atmel AT89C2051 e todos os AVR's poderão.

   Com  carga a fonte mostra que não cumpre o que promete, onde a partir dos 247mA já está fora do especificado, aumentando um pouco a corrente a regulação fica ainda pior que as medições anteriores, foi plotado um gráfico dessas medidas:






   Como exemplo um circuito real com um DM74LS373, que trabalha a 5V +-5%, muito comum de ser usado em conjunto com microcontroladores 8051.

   A conclusão é que, considerando 5V com regulação de 5% e a corrente máxima que pode ser utilizada é de um valor inferior a 247mA, muito abaixo dos prometidos 400mA, logo, se utilizar esse tipo de fonte fique atento ao consumo do projeto e também dela.

  Se mesmo assim ainda quiser usar a fonte acima, uma possibilidade é uma pré regulação com lógica ou microcontrolador a 3,3V, que se tratando de Atmel quase todos aceitam essa alimentação.

   Por enquanto é só!
   Comente! Alguma idéia de post?
  


0 comentários:

Postar um comentário