Fonte Seventeam ST-350BKV - conserto

   Bom pessoal, ganhei essa fonte de presente do Matheus ,pra quem me conhece sabe que eu não trabalho mais com consertos há alguns anos, e esse aqui resolvi consertar só por curiosidade mesmo.

   A fonte é muito bem feita,quanto a filtros de EMI temos dois, um já na entrada do conector de energia, não falta nenhum tipo de filtro nem na entrada como nas saídas da fonte, ao contrário das fontes vagabundas por aí.

  Os capacitores do primário são de 820uF, o que garante alguns milisegundos a mais em caso de algum afundamento de tensão ou outro problema de qualidade de energia elétrica, já nas fontes xingling temos capacitores de 330uF ou até já vi umas com 220uF, insuficientes até para suportar o tempo de chaveamento de um estabilizador de tensão vagabundo, que diga-se de passagem eu não recomendo já que nesse caso é melhor deixar apenas com um filtro de linha decente, ou então comprar algo decente!

   Lembrando que a fonte de alimentação é chaveada e tem malha de controle para suportar variações da ordem de pelo menos +-10% (projeto decente) , colocar um estabilizador tosco com relézinho só vai foder tudo!

  Voltando ao conserto, tem um resistor de 1k no secundário, ele serve de snubber junto com um capacitor perto, recomendo fortemente que seja trocado de um de 0,25W para outro de 1W, já que o meu estava torrado, e pra mim que sei projetar uma fonte chaveada desconfio seriamente (sem fazer contas) que este está trabalhando no limite!

  Pra quem não sabe, todas as fontes ATX na verdade são compostas de duas fontes, uma que alimenta o PC fornecendo a potência quando ele está ligado e outra que funciona o tempo todo, mesmo que esteja desligado, a fonte de stand-by, responsável pelo fio roxo, nomeado +5VSB.

   O início do conserto é bem aí, já que esta tensão estava morta, visualmente, a retificação do 5VSB estava ruim, com o diodo torrado, e alguns componentes estranhos, entre eles um resistor torrado de 22R, que fornece a energia para o controlador PWM, em conjunto com o +5V da saída.

  Depois de trocar tudo isso aí mais alguns caps, a fonte ainda não ligava, até que indo ao primário da fonte auxiliar, descobri um zener em curto, que é ligado ao Gate do mosfet dessa fonte, a partir disso a fonte ligou, mas porém a regulação do +5VSB estava um lixo, perto de 7V.

  O feedback dessa malha de controle é feita por um TL431 e vai para o primário por um optoacoplador, não tive dúvidas, troquei o TL431 mas o problema persistiu, indo para o primário também troquei um cap de 10uF, que também é crucial na regulação, após trocar isso a fonte voltou ao normal.

  Agora vai a pequena lista de coisas que troquei:

  R25, R21 (1W), C20, C15, C16, D8, C22, ZD6, C41, C10, além do TL431 que foi declarado inocente :)

  Enfim, é isso, no mais trocar todos os resistores torrados, e dar uma dupla checagem nos capacitores eletrolíticos, que tem uma vida útil curta em um ambiente de temperatura alta como esse!

  PS: Se trouxer coisa pra consertar aqui eu chuto como macumba :p


4 comentários:

Wurs disse...

Caramba meu! Já Arrumou a fonte? Quando vi você quebrando a cabeça nela achei que iria encostar de lado por um tempo. Foi Ninja! Show demais!
Abração
Wurs

Ponês disse...

Manda muito esse Arao!

marcelo disse...

Olá, eu estou com uma fonte dessas e a tensão de stby está em 10V. Já troquei o TL431 e não resolveu. Também desconfiei desse capacitor de 10uF e só não troquei ainda devido à boa aparência dele, porém ele será o próximo. Valeu a dica!

edilson disse...

ola vc sabe me falar qual a especificaçao do zener zd6?

Postar um comentário