Diodos como sensor de temperatura - parte 2

   Depois de algumas tardes e noites testando os valores de tensão nos diodos x temperatura, reuni os dados para chegar à conclusão se o modelo de diodo como sensor de temperatura obtendo um coeficiente de temperatura linear é válido para um sistema com ADC de 10 bits (reais), tal como o do ATMEGA8, comum a muitos microcontroladores.

  Para aumentar a variância das medidas, os diodos foram colocados em série, 5 deles, ligados ao 5V por um resistor de 470r, isto é, com uma corrente de aproximadamente 4mA.


    Conforme diz a maioria dos livros de eletrônica básica, os diodos têm coeficiente de temperatura linear de -2mV/K, nas medidas chegamos a um valor bem próximo, de 1,7mV/K para cada diodo, valor bastante próximo do encontrado na literatura, considerando um erro de até 0.5mV/K na medida, o resultado obtido está dentro do esperado.

   Na parte da linearidade, na faixa entre 281K e 289K, o erro de se considerar a equação da Regressão linear na figura, é menor que 0,01% em todas as medidas, com certeza num sistema real, os diodos podem ser considerados como um medidor de temperatura com alta linearidade, até, em princípio melhor que a do conversor AD, de 0,05% (INL).


  Como conselho vai o de se colocar ainda mais diodos, isso faz com que o erro da quantização para diferenças de temperaturas pequenas seja menor.

 Por enquanto é só, aguardem os próximos posts!!! :)

1 comentários:

Alexandre Souza - PU2SEX disse...

Muito interessante o post, Araozinhu Sumidinhu...Mande noticias!

Postar um comentário