Após desconectar o enrolamento auxiliar, considerando que o rotor gira, e sua posição angular em relação a um ponto convenientemente fixado no estator, α, além de ter sua FMM variando de forma também senoidal no tempo,com velocidade ω=2πfs ,a FMM pode ser descrita por:
Com o uso de uma identidade trigonométrica, que, diga-se de passagem é usada em sistemas de comunicações para se descrever a modulação AM, a FMM também pode ser descrita por:
O que isto significa é que a FMM estacionária e pulsante pode ser obtida pela soma de duas FMM's de amplitude igual, mas girando em sentidos contrários.
Lembre-se que o rotor está girando, a FMM acima é então dividida em duas, uma pode ser chamada com em sentido direto (índice f) e a outra em sentido contrário (índice b), veja o que ocorre com os escorregamentos nos dois sentidos:
Observe que a FMM é dividida em duas componentes de amplitudes iguais, mas os fluxos no estator não, para o rotor girando, o fluxo em sentido direto é maior que o em sentido contrário, onde para o rotor parado não há torque, condição esta que é indispensável, partir o motor com a chave centrífuga ou algo similar.
O próximo post trata do circuito equivalente para o motor monofásico após a partida, algo que corrobora com o que foi dito acima, além de trazer as grandezas para uma análise mais próxima das grandezas que são medidas com facilidade (corrente, tensão, potências).
Aguardem o próximo post!
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