Conversor de 2 metros para 13 metros

  Fala pessoal! Mais um projetinho de fim de semana pra relaxar!
  Ainda em dúvida sobre o que são 2 metros ou 13 metros? Dê uma olhada no espectro de frequências de rádios que a Wikipedia mostra, e é parecido com o que opera por aqui no Br. (clique para aumentar)



  Outro dia descobri que a região tem uma repetidora de radioamadores na faixa dos 2 metros e resolvi fazer um conversor pra tentar ouvi-la.
  De posse do meu rádio, um Sony ICF-SW10, já conhecendo bem a teoria da recepção AM, procurei frequências existentes no meu rádio onde, após a conversão fosse possível sintonizar os 2 metros.
  Como já tinha um oscilador à cristal de 125MHz, fazendo as contas para a repetidora em 146,690MHz, temos a recepção em 146,690-125,000=21,690MHz
  Lembrando que, após os sinais serem aplicados no mixer, do mesmo modo que a modulação AM DSB sem portadora, após aplicar as transformadas de Fourrier nisso , em sistemas de comunicações saem duas frequências no espectro positivo uma é a soma e a outra a diferença das duas.
  No meu caso, como a idéia era fazer um negócio rápido, não há filtro passa faixa na antena, logo podem ser recebidos sinais que não são da faixa dos 2 metros, por exemplo a faixa do FM comercial, que acaba atrapalhando a escuta.
  A entrada do sistema é um LNA, onde amplifica o sinal de entrada, além de casar a impedância na saída do amplificador à entrada do mixer. A impedância de entrada está casada somente perto dos 2 metros, muito fora disso a transferência de potência não é otimizada, o que acaba diminuindo, ou até impedindo a saturação do amplificador para sinais do FM comercial com alta potência, como o caso de uma rádio nas proximidades da minha casa.      
  O amplificador também tem a função de isolar a RFI para que não ocorra emissão pela antena que deve ser de recepção, somente.
   Abaixo o esquema completo:

         Os diodos na alimentação do oscilador são necessários, já que a alimentação dele é de 3,3V, além disso, para enrolar os transformadores do mixer TR1 e TR2 isto deve ser feito do seguinte modo:
         Localize alguns toróides pequenos, como por exemplo do transformador de pulsos existente em lâmpadas fluorescentes compactas, desenrole o que estiver nele e, de posse de três fios esmaltados finos (>26AWG), enrole 4 espiras desse sistema com 3 fios, em uma das pontas coloque um termoretrátil pequeno, repare na figura.
         Esse termoretrátil será a marcação, da polaridade com o pontinho no esquema, no meu caso fiz a distinção de qual fio é qual, com o uso de três diâmetros diferentes de fios, mas dá pra usar o mesmo fio ou então conseguir fios de cor de isolamento diferentes.
         O toróide é outro problema, já que toróides de ferrites com ligas diferentes vão dar maiores ou menores perdas na conversão, para isso, ajuste o valor de R5 para o maior possível, mantendo a qualidade do som e também sem saturar o núcleo de ferrite.
         A montagem fiz num protoboard, antes de pular da cadeira de susto, por causa da utilização de protoboard em montagem de RF, digo que sim, isso diminui muito a performance do amplificador, já que isso seria o mesmo que colocar capacitores da ordem de 5pF entre base e coletor e entre coletor e emissor do transistor, efeito obtido pelas duas fileiras de terminais com um plástico (dielétrico) entre os metais.
         Porém, se você fizer essa montagem em placa, o ganho vai ser maior, com certeza, o risco de oscilações nesse amplificador é reduzido, já que fiz o projeto considerando os círculos de estabilidade para esse transistor com IC=5mA (parâmetros-S do datasheet).
        Agora as fotos, repare nos transformadores e que os componentes são SMD e foram necessárias barras de pinos para a conexão:


      Essa placa conectada nos terminais da protoboard é um sistema de alimentação, onde uma fonte de 9V alimenta a placa com +5V, -5V por meio de conversor chaveado e também possui alerta de curto circuito e proteções, essa placa é um protótipo e logo será vendida em breve no meu perfil do Mercadolivre.

      Por enquanto é só, comente!!!

0 comentários:

Postar um comentário