Acendendo LED branco com uma única pilha AA ou AAA de NiMH ou NiCd

    Esta idéia já é vista em várias lanterninhas de LED com uma única pilha, de fabricação chinesa, mas neste tipo de projeto que tenho visto,  o sistema funciona por meio de um conversor chaveado auto-oscilante, onde a polaridade do transformador faz o acionamento do transistor.
    Como enrolar transformadores é um trabalho chato, e nesse caso a diferença de custos não causa um problema para o hobbista, projetei um circuito um pouco mais complexo, mas porém que não necessita de se enrolar um transformador, já que todos os componentes podem ser encontrados no mercado.
   O esquema abaixo mostra a solução:
 Neste circuito, muito parecido a um que já publiquei no blog, e que, utiliza as mesmas equações, é um conversor boost.
  O acionamento de Q1 é feito por um astável, onde durante o período em que Q1 está saturado, L1 acumula energia sob a forma de campo magnético. E em seguida com Q1 desligado a energia acumulada por L1 é direcionada ao LED.
  Veja uma foto desta montagem, operando com uma pilha AAA de NiMH o circuito foi montado em um pedaço desocupado da protoboard.


  A próxima figura mostra tensão no led no canal 1 e no canal 2 a corrente, sendo medida por um resistor de 0,22 ohm ligado em série com a carga, correspondendo a 83mA (valor RMS), sendo suficiente para se usar 5 LED brancos de 5mm em paralelo sem modificações no circuito.


   A próxima figura mostra o formato da corrente consumida da pilha, medida da mesma forma que a anterior, e no outro canal a tensão da pilha.
 

      Calculando o rendimento do circuito, cheguei ao valor de 72%, um bom valor, considerando a queda de tensão no transistor bipolar, que é alta em comparação à tensão da pilha.
      
       O único detalhe que merece observação é o indutor, ele deve ter volume de ferrite suficiente para não saturar com a corrente de pico, cerca de 250mA (veja a curva BxH do indutor), além disso, o fio do mesmo deve suportar essa corrente, ou seja, indutores verdinhos para áudio não servem para esta aplicação!!!
     
      Por enquanto é só, comentem!!!

0 comentários:

Postar um comentário