Como enrolar transformadores é um trabalho chato, e nesse caso a diferença de custos não causa um problema para o hobbista, projetei um circuito um pouco mais complexo, mas porém que não necessita de se enrolar um transformador, já que todos os componentes podem ser encontrados no mercado.
O esquema abaixo mostra a solução:
Neste circuito, muito parecido a um que já publiquei no blog, e que, utiliza as mesmas equações, é um conversor boost.
O acionamento de Q1 é feito por um astável, onde durante o período em que Q1 está saturado, L1 acumula energia sob a forma de campo magnético. E em seguida com Q1 desligado a energia acumulada por L1 é direcionada ao LED.
Veja uma foto desta montagem, operando com uma pilha AAA de NiMH o circuito foi montado em um pedaço desocupado da protoboard.
A próxima figura mostra tensão no led no canal 1 e no canal 2 a corrente, sendo medida por um resistor de 0,22 ohm ligado em série com a carga, correspondendo a 83mA (valor RMS), sendo suficiente para se usar 5 LED brancos de 5mm em paralelo sem modificações no circuito.
Calculando o rendimento do circuito, cheguei ao valor de 72%, um bom valor, considerando a queda de tensão no transistor bipolar, que é alta em comparação à tensão da pilha.
Por enquanto é só, comentem!!!
0 comentários:
Postar um comentário