Resistência dos contatos de alguns relés

  Decidi verificar a resistência de contato em alguns relés que tenho aqui, por simples curiosidade, verificar se, em alguns deles (que por sinal não são de marcas conhecidas) a resistência seria estranhamente alta, causando assim um maior aquecimento deles.
   Veja só os modelos que testei:



Esse primeiro é um relé de microondas, por dentro ele é muito bem feito, com contato muito mais largo que os clones chineses do Omron G5LE, que usualmente são 10A.


O segundo é esse Hui-Ke, clone do G5LE.


Esse terceiro é um usado que tirei de alguma sucata, HKE, com bobina de 5V (provavelmente veio de algum modem).


     Já esse último também é usado, como dá pra ver tem barramentos de cobre soldado nele, esse relé é interessante, já que ele tem função latch, ele trava o contato numa dada posição, por isso as duas bobinas, o uso mais simples disso é colocar chaves liga e desliga push-button, sem o uso de lógica com outros relés.
 
     Os testes foram todos feitos como medida de resistência a 4 fios (conexão Kelvin), começando pelo relé de microondas, a resistência medida foi de 10 miliohms, já para o relé de 5V, da HKE, o resultado foi de 16miliohms.
 
     O relé de 12V deu uma resistência de 21milihoms, já para o último, o relé de 100A, a resistência foi, como o esperado, a mais baixa de todas, muito além do limite de erro do instrumento, ou seja, esta medida não é válida, veja só (escala de 200 ohms) :


      A medida acima faz sentido para um relé bom, já que, se esse valor fosse o real, isso representaria uma potência máxima de 10W sendo dissipada no relé, onde não há circulação de ar externo, o ar é confinado naquele espaço, tornando a convecção não tão eficiente em retirar calor tal como se os metais estivessem fora de um gabinete.

      Pra quem conhece eletrônica e já fez cálculos térmicos, sabe que não é possível se dissipar 10W e ainda manter uma temperatura razoável com uma área tão pequena de metal, existente nesse relé, logo, a medida correta provavelmente deve ser um valor de resistência abaixo deste.

      Enfim, o pior caso foi o relé de 10A, cópia do G5LE, sob 10A, com certeza a temperatura vai elevar muito mais que os outros, considerando ainda que esse relé é selado por resina, logo não existe possibilidade alguma de haver convecção com o ar ambiente que não foi pré aquecido pelo próprio metal sob influência da corrente elétrica máxima.

       É isso aí pessoal! Comentem! :)

1 comentários:

Luciano disse...

Saiba que essa medida do relé de forno de microondas, me quebrou uma arvore inteira, melhor... uma floresta! Vou usar uma 1/2 dúzia desse pra comutar RF, e em alta potencia, nesse caso a dissipação nos contados conta muito! Pois pode fazer verdadeiros fogos de artifício!

Postar um comentário