Circuitos não muito usuais que podem ser feitos com inversores TTL


    Olá pessoal! Em primeiro lugar desculpem pela demora em postar algo, não ando mais trabalhando na área e, acabei deixando essas coisas de lado, mas sempre que tiver uma coisa útil em mente postarei aqui!
   
    Essa postagem é sobre dois circuitos que podem ser feitos com inversores TTL ou até CMOS, são circuitos que não se vê todo dia por aí, vale lembrar que no caso dos CMOS se podem fazer muito mais desses tais circuitos incomuns, mas decidi focar nos TTL.

   O primeiro circuito é um ring oscillator, que é desconhecido por muita gente, basicamente corresponde a um número ímpar de inversores ligados um na saída do outro, este circuito forma um oscilador, cuja frequência é ditada pelo inverso da soma dos tempos de propagação de todos os gates.
   
   A frequência pode ser variada se inserindo circuitos RC nos inversores, ou então aumentando o número de portas, verifique a montagem com um 74S04:
   

   Agora verifique as formas de onda na saída (depois de um inversor a mais, como buffer), que são para 3 e 5 gates, respectivamente:




   Se você fazer as contas da frequência, de acordo com os dados dos tempos de propagação no datasheet, vai ver que a frequência será um pouco maior, mas porquê?

   O problema é que aqueles tempos só funcionam pra aquela carga específica, no nosso caso, os tempos de propagação são um pouco melhores, que, nesse caso, devem ser calculados segundo o capítulo 1 do livro de Microeletrônica do Sedra/Smith, livro excelente por sinal.

   Outro circuito interessante é o flip-flop RS com inversores, outro circuito pouco usual, mas também útil em diversas situações, confira o esquema do que foi feito:

    Este circuito é explicado em detalhes pelo livro que mencionei, mas porém, feito com lógica CMOS, nesse caso do TTL, os resistores (que não existem no caso do CMOS) não deverão ser alterados, confira o vídeo que fiz na operação desse circuito:


    É isso aí pessoal! Comentem!

2 comentários:

Rodrigo Feliciano disse...

Obrigado por voltar a escrever Arao!

Arao H. F. disse...

Valeu Voyage! Um abraço!

Postar um comentário