Fontes industriais chinesas 12V


   Depois de ter um problema com projeto que estou fazendo, colocando o osciloscópio em uma das linhas de dados do projeto vi que havia um ruído excessivo na linha de 12V. A princípio descartei a fonte, tendo em vista que era nova, medindo com o oscilosópio pude ver a causa dos problemas:


    Este oscilograma foi obtido sem carga, com carga o negócio piora ainda mais, com picos de tensão absurdamente altos como esses ainda me impressionei pelo fato de que o projeto funcionou de forma intermitente por alguns meses mesmo com essa alimentação completamente errada.
   Daí abri a fonte, para economizar, não há indutor de filtragem do secundário, a próxima foto foi tirada depois de eu resolver sucatear a fonte, repare nem existe local para colocar o indutor. Ou seja mesmo colocando os 5x capacitores de 1000uF que lá estavam, isso não é suficiente para limitar os pulsos de tensão na saída.


        Veja o modelo na foto abaixo para não comprar ou ter certeza de onde vem o seu problema:



      Depois dessa resolvi verificar como eram montadas outras duas fontes que tenho, começando por outra 12V 5A.

      Nessa fonte há o mesmo problema, o indutor que deveria estar no secundário virou um pedaço de fio, mais uma vez para fazer o negócio sair barato, veja o oscilograma dessa fonte sem carga:
     Essa é ruim também, mas estamos sem carga, com carga de 5A o negócio muda pra pior:


     Veja o modelo:
    

       Vejamos agora um modelo de fonte 12V "30A", o circuito está como deveria ser, aparentemente os componente usados podem chegar na potência especificada, e há filtro na saída:


        Um teste a 5A, a fonte funciona bem, sem todos esses picos de tensão que tinham nas fontes anteriores:


      A 5A a forma de onda da tensão está dentro do aceitável pra minha aplicação, mas poderia ser muito melhor, de qualquer forma serve pra utilizar aqui com o projeto que estou fazendo. Essa fonte é da marca Foyu modelo 360-12.

      Já verifiquei a construção de muitas fontes, e pelo menos até agora a recomendação que passei pro cliente da época continua, não compre fontes chinesas que é dor de cabeça, o barato sai muito caro, prefira as nacionais.   

      Na época fui requisitado para avaliar diversos fornecedores e fabricantes de fontes e em todas a qualidade dos componentes e do projeto eram melhores nas nacionais que nas fontes chinesas.

      Recomendo então a todos que usam fontes chaveadas, que verifiquem como são feitas e até que ponto economizaram nos componentes, se é apenas pra comprometer a durabilidade e especificações ou também para inutilizar completamente a fonte.


    

0 comentários:

Postar um comentário