As placas são um oscilador Colpitts, com sintonia a varicap, o oscilador foi feito a partir de cálculos teóricos, que selecionaram o circuito ressonante e o bias do transistor, como as soluções não são exatas, o resto do trabalho foi feito em simulador SPICE, onde foi possível selecionar o melhor conjunto de soluções.
O oscilador em si é feito por um transistor BFR93A (philips), os outros transistores são MPSH10 (motorola), e fazem a amplificação do sinal e casamento de impedância.
O sinal VT, vai para um ou dois varicaps, dependendo da frequência do projeto, ele varia de 0 a 30V, vindo do PLL na placa do tracking generator, a alimentação dessa placa é feita em 9V e 5V, pode-se calcular toda a alimentação para 9V, mas como tinha um resistor no valor certo dos 5V, usei o melhor no meu caso.
Veja o esquema (clique para ampliar):
Das simulações, obtive 12mW, comparando com um VCO já industrializado de 10mW que tenho por aqui, após medir com um watímetro que montei (logo posto), pude ver que o valor está dentro do esperado, um pouco acima do outro VCO da MODCO.
Pelo que pude experimentar com a primeira versão dessa placa, esse VCO admite alterações de frequência, onde os componentes principais que devem ser alterados são o indutor (o capacitor em série de 150pF não é mostrado no esquema), os varicaps (pode-se trocar de tipo ou colocar mais de um mesmo tipo, e os capacitores C2, C3 (valor real de 33pF, desculpe o engano).
Espero que esse projeto sirva para algum experimento seu!
Obrigado por ler e, comente por favor!
0 comentários:
Postar um comentário