O grande problema é que este operacional é muito falsificado por aí, já que ele tem a mesma pinagem do LM741, que é muito mais barato, logo o que se faz nessas falsificações é lixar o que está escrito e transferir uma nova marcação como OP07.
Pelas foto a seguir, dá pra ver que esse não parece ser o caso (último na direita):
Para medir isso, o método mais simples de se fazer (não o oficial) é alimentar o operacional com uma fonte simétrica e fazer uma ligação como amplificador inversor de ganho 1, com sua entrada aterrada e verificar a tensão na saída, o esquema abaixo mostra o cuidado que se deve ter com o terra nessa conexão:
A montagem foi feita numa protoboard, com fonte simétrica com +5V e -5V, os operacionais testados foram o OP07C, da Texas Instruments, o LM741 da Fairchild e o AN6570 da Mitsubishi, que tem a mesma pinagem dos outros dois e características similares às do LM741.
O primeiro resultado foi com o LM741, o resultado do offset foi bastante baixo, comparando com o valor máximo do datasheet, o que é muito bom (apesar de que as alimentações nos dois testes foram diferentes), acompanhe a medição, na escala de 200mV.
O segundo teste foi com o AN6570 da Mitsubishi, também com um bom resultado para um operacional de baixo custo como esse.
O resultado confirma, que esse OP07C é original, de acordo com o datasheet, o valor máximo seria de 150uV, e o valor medido é muito abaixo deste, mesmo desconsiderando os erros termoelétricos causados pela conexão de diferentes metais, confirmando assim que este OP07C é o correto.
Comente!
0 comentários:
Postar um comentário