Mini curso sobre AVR parte 1 - Hardware de testes - DB-DP115

    Essa sequência de postagens é um mini curso que vou disponiblizar aqui no blog, todo o material do blog tem copyright e você não pode utilizar ele em seu site ou revendê-lo.

    Ficarei atento aqui no google e quando achar uma cópia por aí em algum site garanto que você terá de prestar contas sobre sua publicação ilícita.

    A primeira parte trata sobre o hardware que será usado em todo o curso, é uma placa da Sure electronics, modelo DB-DP115, você pode comprá-la no Ebay pesquisando pelo vendedor ou diretamente na própria empresa.

     http://stores.ebay.com/Sure-Electronics

    Link para o produto, onde você pode baixar o manual, que contem o esquema:
     http://www.sureelectronics.net/goods.php?id=244

    É uma boa aquisição, não tenho ligação alguma com esse site, apenas compro comprador e tudo que tenho comprado de lá vem com boa qualidade e tudo sem problemas, se você já compra no ebay é um bom kit e bem baratinho.

    O que vem nessa placa?

    O microcontrolador é o ATMEGA16, em qfp44, a placa é alimentada pela usb, onde também há um CP2102, conversor usb-serial, que já entrega o rxd e txd já convertidos para o avr, além disso há um lcd de 20x2, o já conhecido padrão HD44780.
  
   Na foto ao lado dá pra ver o LCD na parte superior e no lado esquerdo o conector usb, com o Silabs cp2102 logo a frente e abaixo do conector usb o conector ISP, padrão atmel.

  Para a entrada de dados pelo usuário há 3 táctil, ligadas ao PC7, PC6 e Reset.
Na próxima foto, tirando os parafusos do lcd (é soqueteado), há também um display de 7 segmentos com 4 algarismos multiplexados, essa multiplexação é feita por um uln2003 (tudo smd).

Ao lado do display há 4 leds smd, ligados à porta A, e à direita dos dois eletrolíticos há respectivamente uma 24c04 e um LM75.

O 24c04 é uma memória I²C eeprom de 512 bytes enquanto o LM75 é um sensor de temperatura I²C, que pode ser encontrado com facilidade em sucatas de placa-mãe.

    E também há um buzzer sem oscilador ligado ao uln2003, enfim, muitas coisas úteis e com todos pinos do AVR acessíveis para expansões/testes etc..

   O manual com os esquemas é dado pelo link da sure:
http://www.sureelectronics.net/pdfs/DB-DP115_Ver1.0_EN.pdf

   Ler o manual e entender bem esse esquema é fundamental, já que você pode se perguntar "por que ele acendeu o led com nível lógico baixo?" esse tipo de pergunta é respondida só pela análise do esquema.

    Fiquem atentos, logo posto mais partes do mini curso! 

0 comentários:

Postar um comentário