Testando indutores

Essa postagem veio daquela anterior no fotopages, onde um dos testes que fiz com o osciloscópio Rigol DS1052E foi medir a indutância de alguns indutores.

Os métodos para se medir são vários, mas um bem fácil de montar e também exigindo poucos componentes é se fazer um astável com 555, cuja frequência de oscilação seja bem menor que a de ressonância do circuito LC colocado como carga de testes.

Nessa montagem, na hora da transição entre os níveis lógicos do astável, o circuito LC entra em ressonância, de tal forma que se você calibrar o trigger do osciloscópio de forma a ser de modo single shot e com amplitude um pouco maior que o nível lógico alto do 555, é possível se ver a seguinte imagem no osciloscópio com storage:

O que acontece nessa figura é que você está vendo a forma de onda da frequência natural de oscilação, amortecida pelo próprio resistor em série ao circuito LC. para descobrir a indutância, com C conhecido, é necessário lembrar que na ressonância, XL=XC, logo 1/(WC)=WL, que fazendo as contas fica L=1/(4.pi².f².C)

Para esse caso, colocando os cursores no início do defrau e o outro onde é o final da primeira senóide, a freqência nesse caso foi de 424kHz, dado que o capacitor em série era de 15nF, o resultado da 9,39uH, bem perto dos 10uH do indutor de teste, e muito dentro da faixa de tolerância do capacitor vagabundo que eu usei.

No caso foi utilizado um resistor de 390ohms em série com o circuito LC e a saída do 555, mas esse valor não influi no resultado, desde que não seja pequeno a ponto de se ultrapassar o limite de corrente do indutor.
Os valores de frequência do 555 também não são críticos, desde que f555<

Esse é um método complicado, mas é muito útil para faixas de indutância desde uH até mH, depende basicamente do seu osciloscópio.

Por enquanto é isso, espero que esse tutorial ajude alguém a resolver os problemas se você não tem ponte LCR como é meu caso aqui.

Até a próxima!!


0 comentários:

Postar um comentário