Fazendo seus próprios cabos de programação em FPGA e CPLD

   Bom, estou cansado de ver nego burro comprando kitzinhos vagabundos de certas empresinhas de merda que vendem kit's que não custam 100 reais a 600, 700 reais, principalmente para microcontrolador e CPLD.

   A idéia é que você (que é inteligente) faça seus próprios kit's, cabos de programação e tudo mais, afim de acabar com essa palhaçada que tem por aí...como um certo kit de altera epm7064 que custava mais de 200 vezes o custo desse ci.

  Primeiro caso: Cabo Altera Byteblaster
    
     Esse foi o primeiro cabo que eu fiz pra uso em CPLD, mas serve em FPGA também, primeiro veja se o seu computador ainda tem paralela, se não tiver compre uma placa pci paralela.

      Depois disso monte esse circuito, eu mesmo montei aqui e está testado e aprovadíssimo, faça uma plaquinha, tudo legal de forma a não dar problema, colocado em gabinetinho plástico e todas essas coisas que se encontram nas lojinhas de eletronica, o único detalhe é tentar manter esse cabo curto, com menos de 1 metro, caso contrário você pode ter problemas.

     O esquema está na figura ao lado, mas pode ser obtido também em :
Esquema Byteblaster


  Segundo caso: cabo Xilinx DLC5

   Mais um cabo interessante, montei duas versões dela, uma com esse mesmo esquema que é mostrado no site da Xilinx: Esquema DLC5

   Veja que o cabo é mostrado lá, logo funciona, e eu já montei duas versões, uma igual a essa, que uso para programar CPLD's e outra que uso para FPGA's, mas porquê duas versões desse mesmo cabo? quais as diferenças?


    A questão é simples e também ocorre com qualquer marca de lógica programável, veja que utilizando lógica HC, o valor do VOH fica perto da tensão de alimentação, certo?

    Além disso, o FPGA que eu trabalhei não tinha entrada compatível diretamente com lógica de 5V, ele era alimentado por 2,5V, logo tenha em mente que em cada pino de entrada JTAG há dois diodos fazendo um clamp com a tensão de alimentação, de tal forma que a tensão de entrada
                -Vd <  Ve  <  VCC+Vd

        O que fiz foi um pouco diferente do usual em baixas frequências que é colocar um resistor em série tal que Id

        E se você quiser realmente comprar esses cabos: Simples não compre aqui e seja explorado, vá ao querido Ebay e encontre esses cabos ou até as versões mais novas, como a USB da Altera do post passado e não seja assaltado!

         Parece brincadeira: mas eu vi um kit FPGA aqui de um Cyclone antigo já, kit bem porco pra variar, a R$1450,00 ,parece piada mas é verdade, um kit não oficial altera mais caro que o custo do oficial em dólar mais impostos de importação e frete até por nave espacial!

          Só pode ser piada, a Avnet me vendeu um kit por US$49,00 (Spartan 3A), enquanto aqui esses empresários "joselitos" enfiam a faca sem dó..logo preste bem atenção! Não caia nesse tipo de armadilha!  Compre kits fora, visite: Altera, Avnet, Digilent, Xilinx e não seja enganado!      

0 comentários:

Postar um comentário