Paralela x Kit da Xess XS95

   Esse problema comecou quando eu troquei a placa mãe da workstation aqui, porque a incrível placa mãe (lixo) da ECS que estava aqui deu problema com menos de 8 meses de uso, daí saí às compras.

   Como achar placa mãe com paralela hoje em dia é quase impossível, acabei comprando uma sem paralela, uma ASUS M2N68-SE2, modelo baratinho, e como 90% das que vi pra essa CPU minha era sem paralela.

  Resolvi isso com uma placa PCI paralela, com ci da Moschip, antes de comprar eu já sabia que isso ia dar problema, explico, o barramento PCI tem inúmeros modos de operação (estudei muito esse barramento há anos atrás, para uma implementação em CPLD), o modo da porta paralela é o de I/O, até aí tudo bem, mas não é recomendado que se coloquem periféricos na região abaixo de 1000h, por questão não do barramento, mas de essa área estar reservada ao barramento ISA, daí, ninguém faz uma paralela nos endereços tradicionais: 378, 278, 3BC, pelo problema de que essa faixa de endereços (teoricamente) não está disponível para o PCI.

   Daí a Moschip colocou as paralelas em EC00 e outro endereço perto, ou seja, em programas onde você só pode selecionar o endereço por caixa de diálogo entre os 3 citados acima, essa placa não funciona, assim em programas onde a opção de endereço só dá espaço pra 3 dígitos hexadecimais (24 bits).

   Ou seja, teve coisa antiga aqui que não vai funcionar nunca mais!

   Além disso, fui ligar meu kit XS95 da Xess, um kit que tem além de um CPLD Xilinx XC95108, um 8051e alguma RAM, ao tentar conectar só conseguia mensagem de erro..

   Pensei que eu poderia ter queimado o CPLD sem ter percebido, então comprei um novo da China, chegou aqui, coloquei ele na placa e nada mudou, muito estranho, as mesmas mensagens de erro..

   Com um notebook aqui com paralela instalei o programa nele e funcionou tudo direitinho com o hardware de testes, como na figurinha a seguir, isto é, o problema foi minha paralela..

 

0 comentários:

Postar um comentário