Alerta de bateria de Li-Ion fraca

   Como já se sabe, baterias de Li-Ion quando descarregadas a partir de certo limite apresentam diminuição em sua vida útil quando expostas a essa condição.

   Em equipamentos comerciais, algumas vezes um circuito integrado faz a proteção da célula, não permitindo que condições onde há riscos à segurança do usuário ou de deterioração da célula sejam apresentadas, nesse caso, como uso este tipo de bateria com muita frequência nos projetos, e normalmente é apenas uma célula, fiz um circuito bastante simples, que alerta a condição de bateria com pouca carga.

   O circuito não impede que a célula seja usada quando detectada uma condição limite, como ocorre com baterias de notebook e celulares, mas mostra por um led, que resta pouca carga útil na célula.
  
      Como o circuito não atua na carga, é necessário colocar a tensão de indicação um pouco acima do mínimo, para que o usuário veja a condição e daí então recarregue a bateria, isso é feito por um diodo zener e pelos resistores R5 e R4, que nos testes atuaram no led para tensões menores que 3.3V, mas este valor depende do VBE do transistor, que entre outras coisas, é diretamente dependente da temperatura, logo se o acionamento do LED1 ocorrer com 3,2V ou 3,4V, isto é perfeitamente normal.

    Os resistores R5 e R4 atuam junto ao diodo zener, de forma a fazer com que uma determinada corrente circule sobre o zener, corrente esta que não poderia ser muito alta, já que também compromete a carga da bateria, ao mesmo tempo também servindo como divisor de tensão para que se chegasse na condição de V3 aproximadamente VBE para que a condição limite seja atingida.

   Também para diminuir a corrente quiescente consumida, o R1 e o LED foram escolhidos de forma a usar uma corrente baixa, isto é possível se usando um LED de alto brilho, onde com menos de 2mA se consegue uma intensidade luminosa razoável para ser observada pelo usuário.

    A regulação do zener pode ser melhorada se aumentando a corrente que passa sobre ele, isto é, reduzindo R5 e R4, mas com a desvantagem de se desperdiçar mais energia para se desempenhar a função e também de se alterar a relação entre R5 e R4.

   Enfim, o circuito é muito simples, e apesar de não ser suficientemente imune às variações de temperatura e tolerâncias dos resistores, desempenha bem o papel, que é o de avisar a bateria fraca.

  

   Abraços,

0 comentários:

Postar um comentário