Programa muito útil para lidar com o ábaco de Smith

   Ontem, precisando casar algumas impedâncias e com a o ábaco de Smith completo em mãos (veja o link)
http://www.ecestudents.ul.ie/Course_Pages/BEng_EE/Modules/EE4117/ZY_chart.pdf

    Deparei com o problema de ter o ábaco em mãos e não ter um compasso, o problema disso era que uma impedância ou outra ficava um pouco longe das curvas do diagrama, na falta acabei encontrando um programa que me economizou tempo.

   É o Advanced Smith Chart 1.91, que pode ser baixado na versão demo, que mesmo não salvando os arquivos pode ser usada sem maiores problemas.
   Pode ser feito o download em: http://www.sss-mag.com/zip/smith_v191.zip

   O programa é bem simples de usar, os pontos no diagrama são inseridos no DATAPOINT, e também aceita os pontos em parâmetros S, além de poder usar os dados como impedância, admitância ou coeficiente de reflexão, ao contrário de outros programas que testei.


   A vantagem disso é que não se precisa fazer contas para se converter os valores de cartesiano para polar.

   Os problema são o fato da limitação em 5 pontos, o que no meu caso já era mais que suficiente, e o Zo que rege a normalização não pode ser mudado.

   Abaixo um teste, onde fiz um casamento de impedâncias do meu problema, conferindo com o ábaco de papel, os pontos foram colocados na posição certa.


       Outra coisa interessante é que ele já calcula os valores das reatâncias colocadas no casamento de forma automática, já fazendo as subtrações necessárias e transformando as reatâncias em capacitâncias ou indutâncias, mais uma vez economizando em contas.

Clique na imagem para ampliar!


    O programa é bem simples de usar, tem alguns problemas, mas para casamento de impedâncias já está de bom tamanho, entre os testados para Ruindows, foi o melhor.

    Bom fica aí a dica, vale a pena testar também!

    Abraços!


0 comentários:

Postar um comentário