Amplificador de áudio com o MB3713

  Esse é outro post da série circuitos integrados japoneses, agora temos um da Fujitsu, que pode ser encontrado em lojas de componentes, onde esse em específico pode ser encontrado em alguns rádios e também em placas de arcade da década de 80.

  O MB3713 é um amplificador de potência muito versátil, onde praticamente tudo é integrado, incluindo até os resistores de ganho, onde temos um pino chamado NFB, onde nele já está feita a escolha do ganho, para cerca de 52,5dB, mas também se pode operar como um amplificador operacional, usando as entradas -IN e +IN, deixando o NFB em aberto.
  No circuito de testes foi usado o NFB e o -IN aberto, onde o amplificador é do tipo não inversor e outra coisa interessante é o fato do offset já estar setado para metade de VCC, de forma a usar o amplificador com capacitor na saída, sem se preocupar em fazer o offset externamente, para usar esta configuração é só aterrar o pino OFFSET ADJ.
   O esquema abaixo mostra como é muito fácil fazer o amplificador, como não há quase nenhum componente sendo conectado externamente, o roteamento da placa fica ainda mais fácil:

    Também foi feita uma montagem na protoboard, para se verificar o funcionamento, e pude concluir que o circuito é muito estável.




   Um fato curioso desse ci é a disposição dos pinos, onde normalmente a marcação do pino 1 é feita da esquerda para a direita considerando como referência o lado com o código do dispositivo, este é ao contrário, a marcação fica do lado contrário, e a contagem pode ser considerada invertida se vista pelo lado da identificação:


   Por enquanto é só, boa semana!

0 comentários:

Postar um comentário