Bargraph com BA6104

   Mostro aqui uma das possíveis aplicações do circuito integrado da Rohm BA6104, que tem tudo o que é necessário para se medir sinais de áudio com LEDs no estilo bargraph.
   Primeiro vejamos o funcionamento desse CI, com o diagrama em blocos vindo do datasheet:

   O funcionamento é bem simples, há 5 comparadores de tensão, em todos a entrada não inversora vai ao sinal de entrada (áudio), já em entrada inversora há resistores, de valores iguais, de modo que dividem a tensão de referência em valores igualmente distribuídos.

  Ficam então 1/5,2/5,3/5,4/5 e 1 de Vref, onde caso a tensão na entrada seja maior que estas referências, as saídas farão com que os leds nas saídas acendam.

  A referência padrão é de 1V quando o terminal Vref fica sem nada conectado, no meu circuito de testes usei uma tensão muito menor, bem próxima da mínima, já que a fonte não tem amplitude muito alta, no caso um MP3 player.

Para fins de exemplo, os fones de ouvido tem usualmente 16ohms e suportam 50mW ou menos, usando esses valores, para 5mW obtemos 280mV de pico, como este valor é baixo, foi necessário adicionar um amplificador a transistor, de forma a aumentar a tensão, como a impedância de entrada do BA6104 é alta, foi possível obter o ganho suficiente em uma única etapa.

A próxima figura mostra o circuito final, clique nela para ampliar.


    O circuito é muito simples, e alimentado por 9V, a etapa de amplificação pode ser alterada ou até omitida a gosto do freguês, o mesmo vale para a referência.

    Fica aí a dica, usar o BA6104 em lugar do já difícil de achar LM3914, o circuito acima foi testado e funcionou bem, usando como fonte de sinal um player de MP3 (ipod nano 4th lixo).

   

0 comentários:

Postar um comentário