Ligando LED na tomada Parte final

   Essa idéia de como ligar o LED de alto brilho ou comum é bem simples, e também mais barata que a anterior, já que o capacitor daquela especificação é bem mais caro que o elemento que o substituiu, um resistor de 1/2W.

   O resistor foi calculado para que a potência dissipada fosse inferior a 1/2W, a corrente de saída é perto dos 5mA, mais que o suficiente para, por exemplo servir como indicador de elemento ligado ou desligado, mesmo para um LED difuso comum.

   Todos os elementos foram calculados para 127V, poderá ser usado mais de um LED, desde que em série, a adição de alguns LEDS em série não causa diminuição significativa da corrente, já que a soma de todos os Vf será muito menor que 127 menos esta soma (ignorando o capacitor).

  O circuito é bem simples, serve para, por exemplo indicar falta de fase, ou então para substituir lâmpadas de indicação de 127V.

  A montagem experimental, lembrando que isso não é o que deve ser feito, já que falta isolação em várias partes, e isso causa choques!

  Na montagem os diodos, que estão em ponte retificadora  usados foram os Sankem EM-2B, mas pode ser usado o 1N4004, 4005, 4006, 4007 sem problemas.

   Não sabe como funciona a ponte de Graetz? Dê uma olhada na Wikipedia!
http://en.wikipedia.org/wiki/Diode_bridge

   Dica: Durante o semiciclo Positivo (SV1-1=+V SV1-2=0), D1 e D4 conduzem, no negativo (SV1-1=-V SV1-2=0), D2 e D3 conduzem (os que estão no "meio" da ponte da figurinha).



   Por enquanto é só, logo postarei algumas experiências com CPLD!

   Comente!!!

4 comentários:

Wurs disse...

Ha!!! Isso que o Casuo fica colocando nas tomadas dos Labs da Elétrica.

Arao H. F. disse...

Hehehe deve ser bem parecido com isso, mas eu percebi que os leds ficam piscando, então não deve ter o capacitor na saída.

brunolalb disse...

ou é só com meia ponte...

LELOTREM disse...

Amigo, não seria necessário um zener paralelado ao capacitor eletrolítico? Ah... eu queria ligar 2, 3 ou 4 leds brancos (leds neon...). Posso ligar eles paralelados a esse último aí? Ah.. quantos mah essa "fontinha" sua fornece? porque ligado os 2, 3 ou 4 leds em paralelo, ia consumir uns 80 mah (20 por led.. aproximadamente...) Valeu!!!

Postar um comentário