Analizador de espectro com sintonizador de TV - parte 1

   Essa idéia de usar sintonizador de TV (chamado de forma errada de varicap) veio da possibilidade, já bastante explorada por:
http://hem.passagen.se/communication/tuner.html
http://www.mtmscientific.com/spectrum.html
http://www.nitehawk.com/rasmit/sa50.html
   A idéia consiste em se aproveitar o bloco do sintonizador, que opera desde o canal 2 em VHF até perto de 850MHz, para se fazer um analizador de espectro, que apesar de ser lento é simples e funcional.
  Espero que alguém use algumas idéias aqui e que apareçam novos projetos desse tipo de instrumento, se possível, mande para mim o link do seu projeto que adiciono aqui no meu blog!
  O projeto foi feito de forma modular, com 7 placas, onde 5 delas já estão montadas e funcionando, aguarde as próximas postagens para ver as fotos.
  O diagrama em blocos abaixo mostra os principais componentes do projeto (clique para aumentar):

     O projeto é interfaceado com o PC via serial, onde o processo de captura dos dados é feito por meio de um programa, a figura abaixo mostra uma parte do espectro de rádios FM comerciais (via antena de fio), imagem obtida há alguns meses atrás, durante os testes:


         Dos módulos acima o do tracking generator é o que falta (ainda roteando a placa), e em breve deve sair, aguarde novos posts sobre esse assunto!
         Mais informações sobre esse tipo de instrumento podem ser vistas no site que conta sobre a história da HP (que foram os precursores do analisador de espectro moderno) , vale a pena conferir:
http://www.hpmemory.org/wb_pages/wall_b_page_04.htm

         Comente! Não custa nada!       

1 comentários:

Alexandre Souza - PU2SEX disse...

Po, adorei!!! :D

Postar um comentário