Analizador de espectro com sintonizador de TV - parte 2

    Bom pessoal, vou postar algumas fotos das placas do projeto, elas são apenas protótipos, algumas coisas podem ser mudadas na versão final.



    1-Placa USB-Serial
   Nesta placa temos um ci PL2303 da Prolific (SMD, na outra face), muito simples de ser usado, e um 74HC04 que faz o acionamento dos optoacopladores.

   Decidi fazer esse conversor isolado para evitar que eventuais descuidos nas conexões causassem problemas no PC devido ao excesso de tensão, ou então por loops de terra.








2-Placa VNA
   Essa placa não fazia parte do projeto inicialmente, mas foi colocada com o intuito de se  medir, com o auxílio do tracking generator, além de parâmetros S, a SWR com o uso de um acoplador direcional que tenho por aqui.
   A placa tem, além dos conectores SMA dois operacionais (na outra face) e um ci muito interessante da Analog Devices, o AD8302, que manda o ganho e diferença de fase para os amplificadores, que operam como buffer.
  Ela é dupla face e as microstrips foram calculadas para ter impedância característica de 50 ohms.






3-Placa do tuner
   Com tuner em si, essa placa tem o primeiro filtro de FI, a 45MHz, uma etapa de ganho, um conversor DC-DC de 9V para os 33V exigidos pelo tuner, além de um amplificador logaritmico, que envia as amplitude de FI para o microcontrolador AVR.
 
   O atenuador da entrada ainda não foi montado, farei essa etapa assim que eu terminar as próximas etapas.







4-Placa de FI e áudio

  A placa, que foi a última a ser montada, está com esse resistor aí pendurado operando como fonte de AGC fixa para o ganho máximo.
  Essa placa tem dois blocos de amplificador a transistor, além dos filtros de FI também tem a detecção a diodo (que será trocado quando chegar da chinA), além disso tem um operacional para o áudio, um detector de pico para atuar no AGC, um relé que atuará como squelch, além do amplificador de saída de áudio, um MB3713 que foi montado na outra face.


  O screenshot ao lado mostra uma simulação do detector nessa placa, com o sinal modulante a 10kHz pra acelerar a simulação.













5-Placa do microcontrolador
  Essa é a mais simples, dela vão ser ligados todos os periféricos, incluindo as chaves do painel e display LCD ou VFD (ainda decidindo qual usar).

  O micro dessa placa é o ATMEGA16A, já velho conhecido meu.









6-Placa do tracking generator

  Esse módulo consiste dessa placa, que está sendo fabricada pelo Matheus, mais cinco placas de VCO que se encaixam em cima dessa.

  A placa é, com certeza, a que mais tem componentes SMD, nela há todos os elementos para chavear os sinais de RF, também um amplificador e um ci que opera o PLL via barramento I²C.

  Ela é um gerador de RF, onde a frequência será a mesma avaliada pelo tuner, fazendo com que, por exemplo seja possível ver o desempenho de um filtro no domínio da frequência.


  A placa ao lado é um dos VCO's que deve ser conectado na placa anterior, este especificamentte operou bem entre 90MHz e 140MHz, mas com ruído de fase um pouco maior que o calculado ,que foi possível ouvir num rádio FM.

  Além do oscilador, feito na configuração Colpitts em coletor comum, há alguns amplificadores e circuito para AGC (que não deve ser usado).




   Os próximos passos agora são montar a placa do tracking generator, fazer o firmware para a interface com o circuito integrado do PLL, e testar esse oscilador acima e outros que devo fazer para frequências abaixo dessa testada, esta placa está apenas no começo, ainda há muito trabalho pela frente nessa parte do projeto.

   Por enquanto é só pessoal, comentem, é rapidinho.
   Como o Tabajara disse em um dos seus blogs, seu comentário é meu salário!

3 comentários:

Cuki disse...

Ae zorkinho... bunito projeto he he he

Cuki disse...

agora, ja sei o q fazer com um seletor q tenho aqui....

rogerio disse...

queridos, se eu quiser fazer uma conversão de 45mhz para 455khz utilizando um mc3357 ou mc3361 diretamente sem uma primeira conversão para 10.7mhz, seria possivel? a minha duvida é porque eu acredito que se no lugar do cristal de 10,245mhz usado no mc3357, eu colocar algum oscilador de 44 até 45mhz, eu consiga essa proeza... alguem sabe se eu posso utilizar um tanque lc ou um oscilador no lugar desse cristal????

Postar um comentário