Analizador de espectro com sintonizador de TV - parte 3

   Semana passada chegaram mais duas placas, uma delas a do tracking generator, que tem, entre outras coisas um ci de PLL e um amplificador para a saída do sinal.

   Para poder diminuir o coeficiente de reflexão ao máximo numa ampla faixa de frequencias, usei um MMIC, um MSA0486, da HP, para a faixa de 100 a 300MHz, o coeficiente varia muito pouco, e a impedancia é praticamente casada com 50 ohms, fazendo com que o casamento fique mais fácil.

   O PLL dessa placa é um circuito integrado da Zarlink, SP5655, foi escolhido já que eu tinha alguns deles aqui na sucata e, a atualização dos divisores é feita por I²C, barramento já usado pelo tuner.
   A placa tem 5 slots para VCO, a idéia aqui é colocar vários deles, fazendo com que seja possível cobrir, no mínimo de 60 a 400MHz.
   Um destes VCO's, que testei durante a montagem é um da Modco, SP869MS, veja sua foto abaixo:


   Ele, opera de 175MHz até 300MHz, mas consegui fazer o PLL travar até 155MHz sem problemas.
   O outro VCO é um em configuração Colpitts, coletor comum, que eu projetei, está operando entre 106MHz e 120MHz.

   Ainda não pude colocar mais VCO's nessa placa, já que os diodos responsáveis pelo chaveamento dos slots ainda não chegaram da chinA, por enquanto coloquei as placas no gabinete, de forma provisória, enquanto altero algumas coisas:


   Como se pode ver, coloquei a placa do tracking generator nessa posição vertical de forma provisória, ainda estou pensando como devo posicioná-la da melhor forma, convém ressaltar que essa placa não fazia parte do projeto original e, foi adicionada depois, quando eu já tinha comprado o gabinete plástico.

    A frente é outra placa que fiz no Matheus, como eram muitos furos e, em posições nada simétricas, resolvi fazer uma placa, para não ocorrer erros nas posições dos furos, o resultado ficou bom, veja:

   Essa parte do tracking generator, mesmo funcionando, ainda considero um projeto aberto, uma nova idéia que tive foi a de usar um gerador de clock ECL ou LVDS, fazendo a filtragem do sinal e posterior amplificação, ainda avalio essa possibilidade.

    Fico por aqui aguardando os componentes chegarem a algumas placas de osciladores que devo montar, logo posto mais novidades sobre este projeto!

   Comente! Não custa nada!
   Um grande abraço e bom final de semana :)


0 comentários:

Postar um comentário