Analizador de espectro com sintonizador de TV - parte 4

   Depois da versão preliminar do tracking generator já funcionando, resolvi verificar como estava a SWR da saída dele.

   Como não casei a parte reativa, já que não havia muito espaço na placa, resolvi fazer algumas placas para casar a parte reativa, com a ferramenta mais simples possível, uma serra, os valores dos componentes são indutor de 100nH e trimmer 3 a 10pF, veja como ficou, a placa dupla face.


   Os valores foram escolhidos de forma que o sistema opere na maior parte da banda do VCO da MODCO, os valores que obtive foram a 165,00MHz.

   Para obter a SWR liguei um acoplador direcional na saída do tracking generator, é um que comprei pelo ebay há alguns anos atrás, o vendedor disse que opera de 0,5GHz a 1GHz com -20dB (dados não confirmados por datasheet) , como esse tipo de acoplador pode funcionar com frequências abaixo dessa, mas com atenuação maior, resolvi usar na medição.

   A ligação foi feita a um terminador SMA para até 1W, a idéia era verificar a SWR testada com a calculada, ver se estava dentro do esperado, veja as ligações.


     Depois de fazer o AVR calcular a SWR, também módulo e ângulo do coeficiente de reflexão, com o auxílio de muitas contas, obtive os primeiros resultados, onde pude verificar os valores.

     Logo após o ajuste do trimmer, e fazer essa parte do firmware, consegui chegar às primeiras medidas do coeficiente de reflexão e, posteriormente a SWR, que ficou em 1,23 e ângulo do coeficiente de reflexão de 6°.

     O resultado foi excelente, dentro do esperado, agora vou fazer as correções de calibração por software e esperar novos adaptadores SMA e componentes chegar da China para melhorar essa etapa.

     Por enquanto é só! Comente, não custa nada!

0 comentários:

Postar um comentário