Analizador de espectro com sintonizador de TV - parte 5

   Como comentei na postagem anterior, devido ao acoplador direcional, que traz junto com sua funcionalidade perdas de inserção e perdas por retorno, o coeficiente de reflexão apresenta um "erro" considerável.

   Verificando no livro de engenharia de microondas do Pozar, um dos tópicos trata exatamente sobre isso, os erros sistemáticos num VNA devidos às conexões.

   Outro dia, procurando alguns application notes da HP (excelentes por sinal!), notei um white paper muito interessante, denominado An analysis of vector measurement accuracy enhancement techniques, este traz não só o método que usei no meu projeto, mas outros métodos para sistemas com mais portas.

   O método considera o acoplador direcional e os cabos das potências nas portas isolada e acoplada como uma caixa preta em parâmetros S, onde estes são dados como resultado de três equações com três incógnitas, veja o modelo.

   A idéia é que usemos três impedâncias conhecidas, para, montando o sistema de equações ter os parâmetros S do erro, o application note nos dá a possibilidade inicial de se usar a impedância característica, por terminador, também as impedâncias em curto e circuito aberto (capacitiva).


   Tendo as medidas gama M1 a M3, e as impedâncias conhecidas, é possível resolver duas destas equações acima e obter os parâmetros S de erro e10e01 e e11, já que e00 também é medido (terminador).

   Depois de obter os sinais corretos dos ângulos (o ci apenas mede de 0 a 180 graus), e resolver essas duas equações, além de descobrir o valor do ângulo beta, consegui alguns resultados interessantes, acompanhe o resultado do programa (clique que aumenta).



 Essa medida foi feita com um resistor SMD de 22 ohms ligado ao conector SMA, repare que o erro do módulo do coeficiente de reflexão com a saída em curto ficou bem longe do esperado, o valor de 1 com ângulo de 180 graus, mas mesmo assim o erro na impedância corrigida ficou bom. 

  Quer saber mais sobre o VNA? Veja o artigo tratando do HP 8407, um dos primeiros VNAs automáticos, que saiu no HP Journal de 1969:
http://www.hpl.hp.com/hpjournal/pdfs/IssuePDFs/1969-12.pdf

  É isso aí pessoal, até  próxima! Comentem :)

0 comentários:

Postar um comentário