Analizador de espectro com sintonizador de TV - parte 6

   Essa semana chegaram algumas placas fabricadas pelo Matheus, dentre as que vieram montei as duas de VCO, que fazem parte do tracking generator, um gerador de RF.

  As placas são um oscilador Colpitts, com sintonia a varicap, o oscilador foi feito a partir de cálculos teóricos, que selecionaram o circuito ressonante e o bias do transistor, como as soluções não são exatas, o resto do trabalho foi feito em simulador SPICE, onde foi possível selecionar o melhor conjunto de soluções.

   O oscilador em si é feito por um transistor BFR93A (philips), os outros transistores são MPSH10 (motorola), e fazem a amplificação do sinal e casamento de impedância.


   O sinal VT, vai para um ou dois varicaps, dependendo da frequência do projeto, ele varia de 0 a 30V, vindo do PLL na placa do tracking generator, a alimentação dessa placa é feita em 9V e 5V, pode-se calcular toda a alimentação para 9V, mas como tinha um resistor no valor certo dos 5V, usei o melhor no meu caso.
  Veja o esquema (clique para ampliar):



     A placa foi montada em duas versões, uma e 89MHz a 120MHz, e uma outra de 120MHz a 148MHz, esses valores foram comprovados com o travamento do PLL, os valores acima são da primeira versão.

     Das simulações, obtive 12mW, comparando com um VCO já industrializado de 10mW que tenho por aqui, após medir com um watímetro que montei (logo posto), pude ver que o valor está dentro do esperado, um pouco acima do outro VCO da MODCO.

     Pelo que pude experimentar com a primeira versão dessa placa, esse VCO admite alterações de frequência, onde os componentes principais que devem ser alterados são o indutor (o capacitor em série de 150pF não é mostrado no esquema), os varicaps (pode-se trocar de tipo ou colocar mais de um mesmo tipo, e os capacitores C2, C3 (valor real de 33pF, desculpe o engano).

    Espero que esse projeto sirva para algum experimento seu!
   Obrigado por ler e, comente por favor!

0 comentários:

Postar um comentário