Offset do LM741 x OP07 x falsificações

     Depois de comprar da China alguns OP07C por um preço muito bom, resolvi dar uma olhada melhor neles pra ver se são falsificados ou não.

     O grande problema é que este operacional é muito falsificado por aí, já que ele tem a mesma pinagem do LM741, que é muito mais barato, logo o que se faz nessas falsificações é lixar o que está escrito e transferir uma nova marcação como OP07.

    Pelas foto a seguir, dá pra ver que esse não parece ser o caso (último na direita):


  Uma das grandes diferenças entre os dois operacionais é a tensão de offset e sua dependência com a temperatura, ambas muito baixas, sendo, na maioria das vezes um bom operacional para instrumentação de baixo custo, principalmente termopares e RTD's, e o motivo de verificar a tensão de offset nesse caso é ver se o OP07C que comprei é o original.

  Para medir isso, o método mais simples de se fazer (não o oficial) é alimentar o operacional com uma fonte simétrica e fazer uma ligação como amplificador inversor de ganho 1, com sua entrada aterrada e verificar a tensão na saída, o esquema abaixo mostra o cuidado que se deve ter com o terra nessa conexão:


    A montagem foi feita numa protoboard, com fonte simétrica com +5V e -5V, os operacionais testados foram o OP07C, da Texas Instruments, o LM741 da Fairchild e o AN6570 da Mitsubishi, que tem a mesma pinagem dos outros dois e características similares às do LM741.

    O primeiro resultado foi com o LM741, o resultado do offset foi bastante baixo, comparando com o valor máximo do datasheet, o que é muito bom (apesar de que as alimentações nos dois testes foram diferentes), acompanhe a medição, na escala de 200mV.


  O segundo teste foi com o AN6570 da Mitsubishi, também com um bom resultado para um operacional de baixo custo como esse.


  Veja agora o resultado para o OP07:


   O resultado confirma, que esse OP07C é original, de acordo com o datasheet, o valor máximo seria de 150uV, e o valor medido é muito abaixo deste, mesmo desconsiderando os erros termoelétricos causados pela conexão de diferentes metais, confirmando assim que este OP07C é o correto.

   Comente!

0 comentários:

Postar um comentário